A Importância da Santificação

Procurai viver em paz com todos e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.

 Nosso propósito com esse pequeno artigo, não é trazer condenação ou qualquer imposição negativa a respeito da fé de cada cristão, mas ajudar a todo aquele que tem dificuldades em manter a sua vida de santidade.

Por incrível que possa parecer, algumas pessoas fazem uma constante confusão a respeito deste tema. Muitos confundem a santidade com o fato de já ter sido feito um santo, através da justificação pelo sangue de Jesus.

São duas coisas diferentes. De fato, O precioso Sangue do Senhor Jesus derramado na cruz, foi mais do que suficiente para nos resgatar da morte espiritual e nos retirar do império das trevas, transportando-nos para o Reino de Deus. (Colossenses 1:13,14)

Em Cristo você foi feito justiça de Deus, por isso você pode ser chamado de santo, segundo os termos bíblicos. Aleluia!

Porém a santificação envolve um processo, um estilo de vida. Ela está relacionada com o que eu chamo de 5 passos para a metanóia.

Mas o que é metanóia?

 Essa palavra do grego que foi traduzida em nossas bíblias como “arrependimento”, é muito mais profunda em sua revelação do que possa parecer à primeira vista. Na verdade, tem a ver com uma mudança total de vida através da renovação dos sistemas de pensamentos corroídos pela queda do homem, e a decisão, por parte do cristão de viver segundo práticas espirituais saudáveis.

Explico então – O chamado “processo de metanóia de 5 passos” é assim composto:

1. Reconhecimento do Erro ou Pecado;

2. Arrependimento;

3. Tomada de decisão para efetuar a mudança;

4. Continuamente adequar o sistema de pensamento através da Palavra de Deus;

5. Produzir frutos de Justiça (Filipenses 1:11).

 A prática dos passos 4) e 5) é o que podemos chamar de santificação. Esses passos não só podem ser relacionados com a conversão do cristão, o passo inicial que chamamos de “Novo Nascimento”, mas a respeito de qualquer erro, pecado ou falha que se comete durante a vida. O processo é o mesmo e a observância dele evitará que você entre no orgulho e na presunção.

Veja: Há posições espirituais conquistadas em Cristo, mas o fato delas existirem não significa que automaticamente você já está usufruindo destas posições espirituais – apenas indicam o fato de que você tem o direito de crer e viver essas verdades!

 É bom lembrar que o escritor aos Hebreus estava escrevendo para crentes, sendo então o versículo acima uma advertência clara a respeito da importância da santificação. Esta vida de santidade não é algo difícil de se viver quando se entende quem você é em Cristo e o que ele é para você.

Andar em santidade eleva você ao nível de operação do Espírito Santo, o lugar em Deus onde a sensibilidade espiritual é elevada e o temor ao Senhor se torna uma forma de viver. É nesse nível que a verdadeira fé opera.

Veja bem, não é o que você faz que te tornará mais abençoado, pois você já foi abençoado com toda sorte de benção espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (Efésios 1:3). Mais para usufruir destas bênçãos, trazendo-as em manifestação em sua vida, você deve ter atitudes dignas de um filho de Deus, andando em fé e fidelidade ao Senhor.

Além desses resultados positivos em nossa vida de fé, também devemos levar em consideração que viver em santidade é nossa obrigação como filhos obedientes. Faz parte dos termos da nossa aliança com o Senhor, a Nova aliança, cumprimos a nossa parte nesse contrato buscando viver em fé em santidade, seguindo dessa forma o processo de metanóia.

que, quanto ao trato passado, vos despojeis (como ato definitivo) do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis (continuar a ser renovados) no espírito do vosso sentido, e vos revistais (como ato definitivo) do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.Efésios 4:22-24

 Veja bem, os versículos acima deixam claro que se trata de um processo de renovação mental, porém os verbos despojar e revestir no original grego dão a ideia de algo decidido e definitivo. Esse “despojar” e se “revestir” tem a ver com a tomada de decisão no processo de metanóia, e o “renovar” tem relação com a mudança nos sistemas de pensamento. Existem atitudes a serem tomadas. Além disso, a palavra “fé” no original grego significa mais também fidelidade nos trazendo a exata noção do que é a fé que agrada a Deus – Uma vida crendo totalmente em Deus e em suas promessas andando em fidelidade.

A vida de fidelidade a Deus expressa essa santificação advertida na Palavra, mas que em um processo de transformação consciente e desejosa vinda de um coração sincero diante do Senhor, se torna fácil com a graça de Deus.

Se você tomar a decisão de mudança total na sua vida, desejando e decidindo viver em santidade, você pode ter absoluta certeza que alcançará níveis maiores em Deus, afinal sem a santidade ninguém verá o Senhor.

Sergio Neiva

Sobre o Autor Sérgio Neiva

Sérgio Neiva, Casado com Fabiana Neiva, Pai de Talita e Tirza. Graduado e Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Pastor da Igreja Verbo da Vida em Maringá no Paraná.