A Palavra de Deus

Agora vamos ver mais uma ferramenta poderosa do Senhor que está disponível para andarmos na força do Seu poder.

A Palavra de Deus.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Hebreus 4:12,13.

 A primeira coisa que precisamos entender é que a Palavra de Deus é viva e é eficaz! Ela não é simplesmente um apanhado de declarações sagradas – Ela é muito mais do que isso! Ela não é apenas o registro de promessas e de feitos do senhor – Ela é muito mais do que isso!

Ela gera fé quando é ouvida (Romanos 10:17). Mas é bom que se diga que é necessário um “ouvir” diferente neste processo gerador de vida e fé. Esse “ouvir” diferente nada mais é que uma atitude correta de coração para considerar a Palavra de Deus como algo vivo, como o próprio Deus falando através da Bíblia em um processo amoroso de cuidado para com os seus filhos, os alimentando e falando pessoalmente com eles. O próprio Paulo no texto de Romanos 10 afirma que a razão por não ter sido gerado fé nos israelitas é porque eram rebeldes e contra dizentes, (Romanos 10:21). Ou seja, a maneira como consideramos a Palavra de Deus, mantendo um coração correto, vai fazer toda a diferença.

Além do mais, o texto acima de Hebreus diz que ela é eficaz. Que palavra tremenda!

A palavra “eficaz” segundo o dicionário, significa: Que produz o efeito esperado; que dá resultado. Que não falha; em que há segurança e validade; infalível, seguro ou válido. Que é capaz de alcançar o resultado desejado; que consegue realizar com perfeição certa função, ofício ou tarefa; produtivo; capaz de atuar com eficiência, eficácia. Você há de convir que todos os significados desta lista expressam perfeitamente a maravilhosa Palavra de Deus.

A Palavra de Deus produz o que Ela promete!

Mas há algo maravilhoso a considerar no que diz o versículo 13 do texto acima: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

O verso 13 é uma continuação do 12 – simplesmente o escritor da carta aos Hebreus está nos dizendo que a Palavra de Deus e o próprio Deus são a mesma pessoa! Isso não é tremendo?

Você pode ter absoluta certeza que ao ler e meditar na Palavra de Deus, o próprio Deus estará se expressando a você, lhe fazendo promessas, dizendo quem você é, o que você pode, o que você tem, qual será o teu futuro, o que está acontecendo ao teu presente, etc.

Você é forte e se tornará mais forte ainda pelo fato de considerar a Palavra de Deus na sua vida, confessando-a diariamente, dela dependendo, dela vivendo, fazendo-a o seu próprio alimento.

 O Senhor Jesus disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4.

Ela deve ser seu alimento diário. O próprio Jesus é a Palavra de Deus. Quando participamos do pão da ceia, um dos seus significados é que é o corpo de Cristo. Jesus é o pão vivo.

 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6:51

 A própria carne de Jesus é uma representação do alimento da Palavra. Quem Dela comer, como um pão de cada dia, viverá eternamente.

Há também outro fato que quero mostrar para você.

Em Hebreus 11:1 está escrito:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. (Almeida Revista e Corrida)

 Um “firme fundamento”. Como assim a fé é um firme fundamento?

A razão pela a qual a fé é um firme fundamento é porque simplesmente não existe verdadeira fé bíblica sem o fundamento da Palavra de Deus. O próprio verso 3 do capítulo 11 em questão diz: Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

A fé é um firme fundamento porque o fundamento é a Própria Palavra de Deus!

A palavra “fundamento” no original grego é hupostasis, que significa: algo colocado sob base, fundação; aquilo que tem um fundamento, é firme; forte confiança, segurança, etc.

O que é então o “firme fundamento” da nossa fé?

A Palavra de Deus.

Esse firme fundamento te dá segurança, estabilidade e apoio. A Palavra de Deus é viva. É eficaz, te dá segurança, te põe em um lugar seguro. Esse firme fundamento te alimenta, é eficaz, produz fé – te faz FORTE.

 

 

 

 

Sergio Neiva

Sobre o Autor Sérgio Neiva

Sérgio Neiva, Casado com Fabiana Neiva, Pai de Talita e Tirza. Graduado e Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Pastor da Igreja Verbo da Vida em Maringá no Paraná.