Perseverança

Vocês precisam perseverar, a fim de que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam tudo que ele lhes prometeu.” Hebreus 10:36.

Se algum cristão pretende andar no melhor de Deus nesta vida, cedo ou tarde vai aprender a importância da perseverança. Apesar do versículo acima falar especificamente a respeito do arrebatamento/ressurreição dos filhos de Deus, é necessário entender que ele expressa um princípio bíblico recorrente na Palavra de Deus: Para alcançar alguma promessa é necessário perseverar, continuar firme na nossa posição em Deus através da confissão.

”Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.” Hb 4:14.

A Atitude perseverante tem relação com a verdadeira vida de fé, aliás o vocábulo grego pistis, do qual vem a tradução de fé, também pode ser traduzido como fidelidade. A fé tem a ver com o crer e o crer tem a ver com o confessar e o confessar é diretamente relacionado com a fidelidade, ora ser fiel não é apenas a atitude de manter uma vida de santidade, mas também o perseverar constantemente naquilo que dizemos crer. Se cremos nas promessas da Palavra de Deus, é necessário portanto confessá-las fielmente sem nada duvidar.

Jesus é o Sumo sacerdote da nossa confissão. Ele é a garantia da manifestação de todas quantas forem as promessas de Deus.

pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.” 2 Coríntios 1:20 NVI

Fique firme, mantenha uma atitude intrépida diante de toda e qualquer situação negativa na sua vida. Dê uma resposta a cada situação maligna confessando a Palavra de Deus.

Evite sempre a atitude de autocomiseração, de coitadismo, de se sentir sempre uma vítima. Em Cristo, você é vitorioso(a).

Mesmo que realmente, segundo a Bíblia, todos quantos quiserem agradar a Deus, serão alvos de perseguições e é óbvio que o diabo não está nada satisfeito com a fidelidade de um filho de Deus. Claro que o diabo te pôs na lista de seus alvos. Mas você não é nada mais do que isto: Um alvo! Ora a existência de um alvo não importa necessariamente que ele irá sempre acertá-lo!

A graça de Deus sobre a sua vida, evidenciada pela sua atitude de fé e perseverança na confissão das promessas de Deus desviará os dardos inflamados do maligno, através do escudo da fé.

Mas você também é um alvo para o Senhor: Alvo de sua eterna bondade, misericórdia, graça e do seu infinito amor. Quando Ele deu seu filho para te resgatar de um passado de pecado, de um presente de derrota, e de um futuro de morte eterna, ele tinha em mente você. Você é o alvo do amor de Deus!

Decida firmemente manter-se inabalado sobre a sua posição de fé na Palavra de Deus. Não negocie com as circunstâncias, elas não devem determinar o seu presente nem o seu futuro.

Persevere até que as promessas de Deus na sua vida sejam materializadas.

Sergio Neiva

Sobre o Autor Sérgio Neiva

Sérgio Neiva, Casado com Fabiana Neiva, Pai de Talita e Tirza. Graduado e Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Pastor da Igreja Verbo da Vida em Maringá no Paraná.