Seja Forte

Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares...Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1:6.7.9.

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.​ Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10.

 Há uma mensagem importante e repetida na Palavra de Deus: “Seja Forte!” (Daniel 10:19; Joel3:10; 2 Coríntios 12:10; Deuteronômio 31:7; Josué 1:6,7,9,18; 1Cronicas 22:13; 28:20). Ás vezes é acrescentada de “..e corajoso”. Sei que muitas ondas bravias do mar dessa vida podem ir contra você, mas se o Senhor nos ordena que sejamos fortes e corajosos, é porque Ele nos deu condições para isso. São ferramentas poderosas em Deus que Ele deixou gratuitamente para você. São elas:

– A GRAÇA (A capacitação favorável);

– A PALAVRA DE DEUS (Os princípios espirituais de vida);

– A FÉ (O princípio espiritual de poder através da Palavra);

– O NOME DE JESUS (A chave da fé e da autoridade espiritual)

– A UNÇÃO (O poder do Espírito Santo);

– O SANGUE DE JESUS (O que testifica a aliança eterna e a purificação de pecados).

Veja, é tudo uma questão de se conhecer essas verdades e de se ter uma disposição mental favorável ao que está escrito, agindo em fé. Depois, é só manter a posição ficando firme nestas realidades, firme como uma rocha, mesmo diante de grandes tempestades.

Vamos iniciar uma série de seis artigos sobre essas ferramentas e em primeiro lugar

quero falar sobre a maravilhosa graça de Deus.

A graça de Deus não é apenas o favor imerecido, mas há evidências bíblicas que essa graça é acompanhada pelo poder de Deus e sua capacitação. (1 Coríntios 15:10; 2 Coríntios 1:12; Hebreus 12:15).

Quando estamos falando da graça de Deus não estamos falando apenas da graça que te trouxe a salvação, mas daquele fluir de provisão que vem direto do trono de Deus para te fazer andar na vitória já conquistada na cruz do calvário.

Dessa forma, creio que a melhor conceituação sobre graça de Deus seria: O poder capacitador e provedor de Deus dado de uma forma gratuita e imerecida quando éramos pecadores, e provido na vida do cristão de uma vez por todas, entretanto, apenas usufruído pela vida de fé e fidelidade.

Vivendo em fé e fidelidade é a posição espiritual em que a graça de Deus pode fluir cumprindo o seu papel na vida de uma pessoa justificada pelo Sangue de Jesus. O favor de Deus flui poderosamente trazendo a manifestação do poder que despedaça jugos e manifesta provisão em todas as áreas.

É preciso observar que Deus sempre quis manifestar essa graça que Ele já te disponibilizou, porém não existe outra forma de usufruir desse infindável e maravilhoso favor divino sem ser por meio da fé. “…Sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hebreus 11:6).

Essa mensagem sobre firmeza e confiança na graça de Deus sempre foi muito importante para mim.

Em um dia no primeiro semestre de 1994, em meio a maior tempestade da minha vida, como resposta a uma oração silenciosa eu ouvi a voz do Senhor me dizendo: “A MINHA GRAÇA TE BASTA”. Não foi uma voz no meu ouvido, mas uma voz que usava o meu próprio corpo como caixa acústica. Dentro de mim aquela voz ressoava: “A MINHA GRAÇA TE BASTA”, “A MINHA GRAÇA TE BASTA”, “A MINHA GRAÇA TE BASTA”.

Se você analisar o texto em que Paulo fala desse episódio (2 Coríntios 12:9,10), ele diz “…quando sou fraco, então é que sou forte”. Às vezes você pode parecer fraco, mas levante-se em Deus que é a tua força e tudo vai dar certo!

Agora, 27 anos depois, vejo o quanto essa mensagem foi importante. Tempestades se levantaram: desonras, mentiras, difamações, invejas e ciúmes, enfermidades, dificuldades financeiras, fragilidades pessoais, etc. Também tive bons momentos, que graças a Deus foram em muito maior número do que todas as tempestades. Mas o que quero deixar para você é que sempre que ondas bravias batiam contra mim e pensava em desistir, lembrava da voz do Senhor naquela noite Que digo para você: “A MINHA GRAÇA TE BASTA”, Ou se levantava dentro de mim a mensagem tantas vezes repetida que também deixo para você:

SEJA FORTE E CORAJOSO! NÃO TE MANDEI EU?

Sergio Neiva

Sobre o Autor Sérgio Neiva

Sérgio Neiva, Casado com Fabiana Neiva, Pai de Talita e Tirza. Graduado e Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Pastor da Igreja Verbo da Vida em Maringá no Paraná.