Seja Forte! A fé

Agora vamos falar um pouco sobre a Fé. Quero te lembrar que todas as ferramentas estão interligadas e o entendimento e revelação de cada uma, bem como a sua utilização, levam a uma vida de força plenamente produtiva no Senhor.

 Ora, a fé é a certeza (a confirmação, a escritura de propriedade) das coisas pelas quais [nós] esperamos, sendo a prova das coisas que [nós] não vemos e a convicção de sua realidade [a fé percebendo, como um fato real, aquilo que não é revelado aos sentidos]. Hebreus 11:1 (Bíblia Amplificada).

 O famoso versículo de fé em Hebreus 11 é sem sombra de dúvidas o melhor conceito a respeito da fé bíblica.

A fé envolve certeza, convicção, não deve haver lugar para dúvidas ou expressões como “se for a vontade de Deus”, “se Deus quiser”, “Talvez isso aconteça”, ou “quem sabe Deus vai agir”. Essas expressões mostram incredulidade, apesar da aparência de humildade e dependência de Deus.

Uma das versões de Hebreus 11:1 diz: ORA, a fé é o firme fundamento das [coisas] que se esperam, [e a] prova das coisas que não se veem.Há essas diferenças de tradução porque a palavra que foi traduzida como “certeza” é a palavra grega “hupostasisque também pode ser traduzida como: algo colocado sob, uma base, fundação; aquilo que tem um fundamento, é firme. E a palavra fato/prova é “pragma”, que também pode ser traduzida como: aquilo que foi feito, obra, fato consumado; o que é feito ou está sendo realizado.

A Palavra de Deus é o firme fundamento em podemos nos firmar e a redenção através de Jesus é um fato consumado!

Veja, as coisas que o senhor já declarou e prometeu na Sua Palavra são certezas, algo já feito, algo que não muda.

Ele disse: Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Malaquias 3:6

Ele não muda. O que Ele disse, Ele cumpre. Ele falou que você é curado, então simplesmente você já foi curado pelas pisaduras de Jesus. Isaías 53:5; 1 Pedro 2:24; Mateus 8:17.

Ele falou que você é suprido em todas as suas necessidades Filipenses 4:19; 2 Coríntios 9:8; Romanos 8:32. Então está feito!

Ele garantiu com o Seu próprio sangue que você foi justificado dos seus pecados anteriormente cometidos e o fez justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21.

Ele garantiu que existiria à sua disposição a direção do próprio Espírito Santo. Romanos 8:14.

Ele te deu a paz que excede todo o entendimento. João 14:27; Filipenses 4:7, etc. Muitas outras coisas boas estão garantidas para o(a) filho(a) de Deus.

Essas realidades estão para sempre firmadas no céu. O preço da redenção foi pago. Tudo o que você precisa entender é que sem andar em fé não se pode agradar a Deus. Hebreus 11:6.

Observe nos evangelhos quantas vezes Jesus deu importância à fé. Há pelo menos 13 citações em Mateus; 6 em Marcos; 13 em Lucas. E sobre o crer: 4 citações em Marcos; 2 em Lucas e 20 em João. Ou seja, pelo menos 58 citações sobre o assunto.

Há possibilidade em Deus de viver uma vida de vitórias sendo forte e corajoso se entendermos que precisamos andar sempre em fé. Uma fé forte fará as impossibilidades humanas se transformarem em possibilidades divinas.

Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.Marcos 9:23

 Mantenha sempre a sua mente cativa à obediência de Cristo. Não deixe o diabo ter espaço para lançar pensamentos contrários aos pensamentos de Deus expostos em Sua maravilhosa Palavra. Continue cotidianamente a confessar e crer nas promessas do Senhor pois Ele é fiel à sua Palavra para cumpri-la. Ele é Deus! E, além de seu Deus, Ele também é seu Pai celestial que cuida de você. Ele está interessado nos mínimos detalhes da sua vida. Creia nisto!

Praticando uma vida e fé lançando fora todo medo e dúvidas você viverá uma vida de força e fortaleza no Senhor. O medo enfraquece, mas a meditação e confissão diária da Palavra de Deus vai fortalecer a sua fé. Lembre-se sempre em seu coração:

 VOCÊ É FORTE E CORAJOSO!

Sergio Neiva

Sobre o Autor Sérgio Neiva

Sérgio Neiva, Casado com Fabiana Neiva, Pai de Talita e Tirza. Graduado e Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Pastor da Igreja Verbo da Vida em Maringá no Paraná.